segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

PEI das Cerâmicas, Passo a Passo!

Amigos, na hora de escolher qual a cerâmica você irá aplicar no piso, não deixe de determinar qual será o PEI da cerâmica.

O PEI é a resistência à abrasão, ou seja, ao desgaste da superfície esmaltada causada pelo tráfego de pessoas, contato com sujeiras abrasivas e movimentação de objetos. É o PEI que orienta onde o produto pode ser utilizado.

Quanto maior o PEI, maior a resistência ao desgaste do esmalte da cerâmica. Em produtos não esmaltados, como o Porcelanato Técnico, não é feito ensaio de PEI, portanto, não tem essa classificação. Para estes, é feito ensaio de abrasão profunda na superfície das placas cerâmicas.
O PEI é uma característica muito importante na hora de especificar uma cerâmica. Ele determina a durabilidade de um produto em condições normais de uso.

Por isto é importante seguir as seguintes recomendações de uso de acordo com o quadro:


Não deixe de levar em consideração a tabela de PEI na hora de escolher os revestimentos cerâmicos. A escolha inadequada do PEI pode condenar um produto de alta qualidade.


Abraço a todos!
Pedreirão.

Conceitos de Estruturas, Passo a Passo!

Amigos, o conhecimento das peças estruturais e de alguns conceitos de estruturas são fundamentais para a compreensão do funcionamento das estruturas e montagem da forma e armação para concretagem.

Vejam abaixo quais são as principais peças estruturais e os três conceitos básicos de armadura:

Armação Negativa: armaduras que ficam na parte superior de vigas, lajes, cintamentos e sofrem, durante a deformação das peças estruturais, ação de momento fletor negativo.
Armação Positiva: armaduras que ficam na parte inferior de vigas, lajes, cintamentos e sofrem, durante a deformação das peças estruturais, ação de momento fletor positivo.

Estribos: são posições de aço que tem a função de unir as barras de aço de vigas e pilares. Os estribos geralmente tem a bitola menor que as barras principais da peça estrutural.

Cobrimento: o cobrimento é a quantidade de concreto que deve cobrir os aços das peças estruturais, evitando que o aço sofra o processo de oxidação, fazendo com que a peça perca resistência.

As peças estruturais são os pilares, vigas, lajes, blocos de concreto, cintamentos, sapatas e estacas.

Pilares: São peças estruturais de concreto armado ou aço, que trabalham na vertical, recebendo cargas das vigas ou lajes
Vigas: São peças estruturais de concreto armado ou aço, que trabalham na horizontal, recebendo cargas das lajes e transferindo-a aos pilares



Lajes: São peças estruturais de concreto armado que trabalham na horizontal, recebendo as cargas de utilização e peso próprio e transferindo as vigas.

Blocos de fundação: São peças estruturais de transição que fazem a ligação das estacas ao cintamento.
Cintamento: São peças estruturais que trabalham no nível do terreno fazendo o travamento das fundações. Recebem as cargas dos pilares e transmitem as fundações.
Estacas: São peças estruturais de fundação que transmitem todas as cargas da edificação ao solo.
O conhecimento das peças estruturais facilita a leitura de projetos e a execução das atividades de estruturas na obra.


Abraço a todos!
Pedreirão.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Tipos de Chapas de Madeirites, Passo a Passo!

Amigos, o serviço de formas nas obras consome muita madeira. A principal delas são as chapas de madeirite.
Os madeirites são vendidos em chapas de 110,0cm X 220,0cm nas espessuras de: 6,0mm - 10,0mm - 12,0mm - 14,0mm - 18,0mm - 20,0mm.

As chapas de madeirite são de 03 tipos:

1. Chapa Resinada Cola Branca: Sua chapa é formada por camadas e sobrepostas e prensadas com cola branca. É menos resistente a umidade e tem um menor número de reutilização das formas.

2. Chapa Resinada Cola Fenólica: Sua chapa é formada por camadas sobrepostas e prensadas com uma cola preta, mais promove mais resistencia que a cola branca, chamada cola fenólica. Tem média resistência a umidade.

3. Chapa Plastificada: Sua chapa é formada por camadas sobrepostas, prensadas com cola preta e com uma película (chamada de filme ou Tergofilme) que forma um acabamento "aparente" liso e aparentemente impermeável. Essa chapa suporta mais a umidade e confere um melhor acabamento ao concreto. Indicada para concreto aparente. O madeirite plastificado também tem maior número de reutilizações de formas.

4. Chapa OSB: Sua chapa é formada por três camadas com tiras de madeira prensadas com resina de MUPF (uréia, formol, melanina, resina fenólica), alinhados em escamas, de acordo com a EN300 OSB (Norma Européia). OSB é um termo em inglês para Oriented Strand Board. É ideal para a montagem de canteiro de obras, forros, pisos, tapumes de obras. O OSB é feito de madeira reflorestada de crescimento rápido, como eucalípto.

Macete 1: os madeirites para formas são utilizados mais de uma vez. O cuidado no manuseio dos painéis, evitar de deixá-los expostos ao sol forte ou a chuva é que vão influenciar no número de reutilizações. O número de reutilizações reflete diretamente nos custos de construção.

Macete 2: cobre do mestre-de-obras e do encarregado de carpintaria a reutilização de painéis e madeiras em geral, os carpinteiros adoram cortar madeira nova.

Abraço a todos!
Pedreirão.











Assentamento de Piso Intertravado, Passo a Passo!


Amigos, os pisos intertravados é um tipo de pavimento fácil de assentar e confere as áreas externas das edificações modernidade e beleza aliada ao paisagismo.

Há diversos modelos de pavimentos intertravados, veja quais são em: Tipos de Pavimentos Intertravados, Passo a Passo!

Alguns serviços preliminares devem estar prontos antes de assentar o piso intertravado, são eles:

Subleito tratado;

Base tratada (geralmente em bica corrida);

Ensaios de compactação Proctor Normal dentro da especificação de projeto.

Vejam como assentar o piso intertravado, passo a passo:

1. Colchão de areia: o pavimento intertravado é assentado sobre um colchão de areia. Este colchão deve ter altura entre 4,0cm e 8,0cm. Quanto melhor estiver a base, mais fino ficará o colchão de areia. Esse colchão pode ser de areia de dreno para assentamento de pavimento (mais barata), ou areia comum, ou pó de pedra (mais cara). O colchão de areia deve ser mestrado com a utilização de tubos de ferro 3/4” ou barras de ferro de seção quadrada. Feitas as mestras sarrafeie a areia com a régua de alumínio ou rodo de alumínio.

2. Definição do alinhamento: o alinhamento do pavimento geralmente é paralelo ao meio fio da rua a ser calcaça, ou na longitudinal da rua, para que as peças de intertravado fiquem perpendiculares (90°) com o meio-fio, travando todo o pavimento. Puxe uma linha bem esticada para definir o alinhamento.

3. Assentar bloquetes da mestra: ao longo do alinhamento definido no passo anterior assente os blocos intertravados definindo assim a mestra. Feito isso você já pode retirar a linha.

4. Assentamento dos bloquetes: comece assentando os bloquetes da mestra para o meio-fio, fazendo panos inteiros, deixando apenas o arremate junto ao meio-fio para fazer depois.

Macete 1: Descarregue os bloquetes o mais próximo possível do local de assentamento.

Macete 2: utilize um carrinho paleteira para movimentar os paletes de intertravado para que eles fiquem mais próximo do local de assentamento;

5. Salgar o Piso: salgue todo o piso assentado espalhando areia sobre toda a sua superfície. Essa areia é a mesma utilizada para o colchão. Essa areia irá penetrar por todas as juntas que existem entre um bloquete e outro.
6. Compactar o piso: todo o pano de intertravado assentado e salgado deve, no final do dia, ser compactado ou batido. Com uma placa vibratória CM-13 bata todo o piso para que ele termine de assentar sobre o colchão de areia e as juntas entre um bloquete e outro também se acertem.



7. Arremates de cantos: após assentar um pano grande de intertravado é hora de fazer os arremates dos cantos. Risque os bloquetes para que eles se encaixem nos cantos. Em seguida corte-os com uma guilhotina ou uma serra Clipper de mão (portátil). São os arremates junto ao meio-fio que vão travar todo o piso.


Macete 3: os pedacinhos pequenos não conseguem arrematar o piso com qualidade, assim, preencha os pequenos espaços com concreto ao invés de pedacinhos de bloquete intertravado. Não preencha com areia.

Macete 4: evite transitar com carros e máquinas sobre o piso que não estiver travado

8. Varrição e limpeza: Terminado o assentamento faça a varrição do excesso de areia que ficou sobre o piso e recolha os pedaços de piso e paletes que ficaram no local.



Abraço a todos.
Pedreirão.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Cálculo de Escadas, Passo a Passo!

Amigos, o cálculo de escadas gera muitas dúvidas em todos os profissionais. Entretanto, a partir do momento que entende-se o procedimento de cálculo fica muito fácil e você pode calcular qualquer escada, independente da sua forma.

As escadas são compostas dos seguintes elementos:
  • Piso: é a superfície horizontal aonde pisamos com o nosso pé ao subir uma escada. São conhecidos também como degraus da escada;
  • Espelho: é a superfície vertical entre um piso (degrau) e outro. Aonde batemos com a ponta do nosso pé ao subir uma escada;
  • Patamar: é a superfície horizontal mais cumprida que os pisos (degraus). Servem como descanso ao subir uma escada que vence uma grande altura. Nem toda escada possui patamar;
  • Guarda-corpo: é o elemento vertical ao longo das escadas que serve de proteção para as pessoas não cairem da escada;
  • Corrimão: é um elemento presente no guarda-corpo da escada e serve para as pessoas apoiarem as mãos ao subir ou descer uma escada.
Macete 1: Jamais calcule uma escada pela sua Diagonal! É fazer e errar!

Para o cálculo do conforto de escadas (ao subir ou descer) utilizamos a fórmula de Blondel:

2E + P = +/- 64cm
onde:

E = espelho
P = piso

Assim, se uma escada terá um piso = 28cm (mínimo exigido pelo Corpo de Bombeiros), qual será o seu espelho?

2E + 28 = 64
2E = 64 - 28
2E = 36
E = 18cm
Ou seja, o espelho (E) da escada será de 18cm.

Número de espelhos: para o cálculo utilizamos a seguinte relação:

Num. E = PD/E

onde:
Num. E = número de espelhos
PD = pé direito
E = espelho

Assim, se uma edificação tem de piso a piso de 288cm, qual será o número de espelhos?

Num. E = PD/E
Num. E = 288/18
Num. E = 16
Ou seja, a escada terá 16 espelhos de 18cm de altura cada.

Número de pisos: para o cálculo utilizamos a seguinte relação:

Num. P = Num. E - 1

onde:
Num. P = número de pisos
Num. E = número de espelhos

Assim, se o número de espelhos da nossa escada é 16, qual será o número de pisos?

Num. P = Num. E - 1
Num. P = 16 - 1
Num. P = 15
Ou seja, a escada terá 15 pisos (degraus) de 28cm de comprimento.

Largura das escadas:
A largura mínima de uma escada de uma edificação residencial unifamiliar (escada de uma casa de dois ou três pavimentos, escada interna de uma cobertura de prédio) deve ser de 80cm.
A largura de escadas de edificações comerciais e residenciais multifamiliares (prédios) devem ser calculadas de acordo com a legislação do Corpo de Bombeiros de cada Estado brasileiro.

Esse é um tema mais complicado de absorver as informações, mas com atenção e treino fica fácil calcular qualquer tipo de escada.



Abraço a todos!
Pedreirão.

Alvenaria de Blocos de Concreto, Passo a Passo!

Amigos, o serviço de alvenaria é um dos mais comuns e conhecidos da construção civil. Sempre que fala em obra qualquer leigo pensa logo nas alvenarias. As alvenarias podem ser de tijolos cerãmicos ou de blocos de concreto em diversas dimensões, desde 9,0 X 9,0 X 9,0cm até 19,0X19,0X39,0cm (ComprimentoxLarguraxAltura). Veja mais em Tipos de Blocos de Concreto, Passo a Passo! e Tipos de Tijolos Cerâmicos, Passo a Passo!

Serviços preliminares:
  • Deixe o local limpo, livre de restos de óleos, graxas e outros produtos químicos;
  • Faça um estoque de blocos próximo do local de execução do serviço;
  • Rode um traço de argamassa 1:6 (cimento e areia).

Ferramentas necessárias:
  • Colher de pedreiro;
  • Paleta e/ou bisnaga de assentamento de alvenaria;
  • Prumo e nível;
  • Linha de pedreiro;
  • Bacia de concreto ou carrinho de mão .
Veja abaixo como executar uma alvenaria de boa qualidade, passo a passo:

1. Marcação da Alvenaria: fazer a marcação da alvenaria de acordo com o projeto de arquitetura. Primeiro ache os eixos externos da edificação e estique uma linha (bem esticada) marcando esse eixo. É bem provável que nesse eixo externo tenha a alvenaria externa. Em seguida puxe a marcação das alvenarias internas com referência neles. Utilize um esquadro 90° de alumínio de 1,0m ou 1,50m para que os encontros da alvenaria sejam em 90°; em linguagem de obra isso quer dizer que a alvenaria está "esquadrejada" ou no esquadro.

Quando as linhas estiverem na marcação correta, assente o primeiro bloco nas extermidades e encontros de alvenarias, materializando os pontos. Não retire as linhas ainda.
2. Execução da primeira fiada: com os pontos materializados inicie a execução da primeira fiada de alvenaria. Ao término dessa etapa você conseguirá ver o desenho de todos os cômodos como na planta baixa de arquitetura.

3. Subir fiadas das extermidades: Puxe a linha entre as duas extremidades e assente apenas os blocos nas extremidades de encontros de alvenaria até a altura de 1,20m (6 fiadas de blocos). Elas devem estar alinhadas horizontalmente e aprumadas verticalmente.

4. Assentar os blocos: Pronto! Feitos todos os passos anteriores você já está com toda a sua alvenaria marcada e mestrada. Volte a segunda fiada, puxa a linha entre as duas extremidades e comece a assentar os blocos um a um. Ao terminar toda a segunda fiada, repita o procedimento e dê sequência.
Você vai conseguir fazer a sua alvenaria até a altura de 1,60m. Apos isso é necessário fazer a montagem de andaimes.
Observação: as fiadas devem estar amarradas, ou seja, as juntas entre um bloco e outro não se encontram na fiada superior. Veja nas fotos abaixo.

Macete 1: para evitar desperdício de blocos com a quebra durante o corte, inclua no seu pedido cerca de 10% a 12% de meio-bloco.

Macete 2: Algumas construtoras utilizam de bisnagas para aplicação de armagassa para alvenaria. O pedreiro que nunca trabalhou com a bisnaga tem um pouco de dificuldade no início. Veja o exemplo na imagem abaixo:

5. Montagem de andaimes: Você já chegou na altura limite que consegue assentar alvenaria sem utilizar andaimes. Agora você precisará montá-los. Monte os andaimes ao longo de toda a alvenaria.

6. Subir fiadas das extremidades: com os andaimes montados, volte a repetir todo o processo a partir do passo 3. Dê sequência na alvenaria até chegar na última fiada próximo da laje ou fundo de viga. Pare por aí.

Agora é fazer o encunhamento da alvenaria. Veja no tema: Encunhamento de alvenaria, Passo a Passo!

A alvenaria deve ser muito bem executada porque evita surgir problemas nos serviços seguintes de chapisco, reboco, azulejos ou pinturas.

Abraço a todos!
Pedreirão.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Conheça os EPIs, Passo a Passo!

Amigos, os EPIs, equipamentos de proteção individual, são itens fundamentais no dia-a-dia de obra porque são eles que garantem a proteção dos nossos profissionais, zelando pela vida e integridade física de cada um, junto com os EPCs, equipamentos de proteção coletiva, são os carros-chefe da segurança de obras.
Veja mais sobre EPCs em: Conheça os EPCs, Passo a Passo!

Exija sempre de seus profissionais a utilização dos EPIs. O funcionário que não utiliza os EPIs corretamente está passível de advertências, suspensões e até demissão por justa causa.

Vejam abaixo quais são os principais EPIs utilizados em obras e suas funções.

Capacete: Proteção do crânio contra impactos e choques elétricos. O conjunto é formado por capacete, carneira e jugular.


Óculos de Segurança: Proteção dos olhos contra partículas, faíscas, respingos de produtos químicos. Os óculos de lentes escuras protegem contra radiação solar. No mercado tem óculos de lentes transparentes e lents escuras de diversos modelos.

Luva de Raspa: indicada para atividades de manipulação de materiais desgastantes ou perfurantes, como transporte de blocos de concreto.

Luva de Lã Pigmentada: utilizada para serviços não desgastantes aonde é necessário abrasão e tato. Serviços com materiais desgastantes é indicada a luva de raspa.

Luva de Kevlar: Luva de alta resistência a cortes. Indicada para atividades que exijam bom tato e abrasão.
Macete 1: Clientes privados do setor de mineração e siderurgia exigem que os carpinteiros utilizem esse tipo de luva.

Luva de Vaqueta: indicadas exclusivamente para atividades dos eletricistas e ajudantes de eletricistas. É uma luva bem mais cara que a luva de raspa.

Luva de Látex: indicadas para trabalhos com cimento, cimento branco, argamassa e outros produtos que sofrem reações químicas e que é necessário tato.

Creme Luvex:é um creme que cria uma camada impermeabilizadora nas mãos evitando o contato com produtos químicos, óleos, solventes, aditivos.

Perneira: tem a função de evitar picadas de animais peçonhentos em trabalhos dentro de matagais e, também, minimizar a ação de choques nas pernas ao manusear ferramentas, como enxadadas, picaretadas.

Bota de Segurança: Tem a função de proteger os pés do profissional de quedas materiais, perfurações (pregos, por exemplo), torções e picadas de animais peçonhentos.

Bota de PVC: Tem a função de proteger os pés do profissional em dias de chuvas e da água em serviços de lavagem.

Cinto de Segurança Tipo Paraquedista: Tem a função de proteger o profissional contra quedas quando este está fazendo trabalhos em altura. Para que isto aconteça o cinto de segurança deve estar preso à linha de vida ou cabo vida.

Talabarte: Tem a função de ligar o cinto de segurança do profissional ao cabo vida. Podem ser de simples talabarte ou duplo talabarte.
Macete 2: prefira sempre trabalhar com talabarte duplo para que o profissional sempre esteja preso ao realizar trabalhos em altura.

Trava-quedas: Tem a função de travar possíveis quedas do profissional ao durante o percurso das escadas de acesso a andaimes

Capa de Chuva: Tem a função de proteger o profissional das chuvas. As capas geralmente são em PVC ou plásticas.

Avental: Tem a função de evitar a projeção de partículas (concreto, argamassa, tintas, resto de solda, fagulhas de aço) no corpo do profissional.

Protetor Auricular: Tem a função de proteger e/ou abafar os ruídos de máquinas e equipamentos. Existem no mercado dois tipos de protetor auricular: protetor auricular de concha e protetor auricularde plug.


Máscara Respiratória: Tem a função de proteger contra gases, névoas, vapores e poeiras.

Macete 3: todo EPI tem um CA, certificado de aprovação, fornecido pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego. Para saber se um EPI é aprovado pelo ministério, consulte no site o CA dos EPIs que está adquirindo: Pesquisa de CA - MTE

Lembre-se sempre que nem todos os profissionais sabem como, onde e porque utilizar os EPIs, por isso, treine-os antes de iniciarem a trabalhar dentro da obra. Você que está construindo ou reformando sua casa também deve fornecer os EPIs para seus pedreiros.

Abraço a todos!
Pedreirão.