domingo, 4 de março de 2012

As Partes dos Telhados de Madeira, Passo a Passo!

Amigos, vamos conhecer as partes dos telhados de madeira. São muitas peças e nomes, mas é de fácil compreensão quando vemos nas figuras.
Vejam abaixo os nomes e função de cada peça ou elemento de telhado de madeira:

Tesoura: Principal elemento estrutural do telhado. O nome Tesoura é devido a sua forma triangular.
Macete 1: uma tesoura de telhado completa também é uma estrutura em treliça, ou seja, a tesoura é uma treliça de madeira.

Pendural: Peça vertical da Tesoura. Recebe as cargas das peças diagonais.

Diagonal: Tem esse nome devido a sua posição diagonal na Tesoura. Responsável por receber as cargas das terças.

Terças: Peças que estão posionadas na longitudinal dos telhados. Responsável por unir as Tesouras do telhado e por receber a carga dos caibros e distribuir para as Tesouras.

Caibros: Tem a posição transversal em todo o telhado. Responsável por receber as cargas das ripas e transferir para as terças.

Ripas: Tem a posição longitudinal nos telhados, como as terças. Nas ripas que são apoiadas as telhas cerâmicas. São responsáveis, também, por transferir a carga (peso) das telhas e transferir para os caibros.

Chapuz ou Calço: Responsável por travar as Terças nas Diagonais.

Linha: Peça inferior da Tesoura. Tem a função de distribuir as cargas da tesoura para a viga ou pilar ou peça estrutural que ela estiver apoiada.

Cumeeira: Parte superior do telhado. É o divisor de águas do telhado. A telha que vai sobre a cumeeira é chamada de Selote.

Rincão: Quando duas águas do telhado se encontram em uma parte baixa, chama-se rincão ou água furtada. Essas águas estão sempre perpendiculares uma com a outra, ou seja, estão a 90° uma com a outra.

Beiral: Parte do telhado que se projeta além das paredes externas da edificação (casa, prédio, edícula, área pra churrasqueira, etc).

Testeira: Acabamento do telhado em madeira, geralmente peça com 15cm de largura.








Os telhados de madeira geralmente tem inclinação de 30%. Entretanto verifique com o fabricante das telhas qual a inclinação de telhado recomendada. É muito importante seguir a indicação de inclinação para que seu telhado não tenha refugo de água em chuvas prolongadas e de ventos fortes.
O refugo de água é quando a água da chuva que cai pelo telhado entra por entre as telhas causando vazamento. Isso só acontece se o telhado tiver inclinação menor que o indicado, assim a água que cai sobre ele escorre com velocidade menor, entrando por entre as telhas.

Veja também o tópico:

O que são "Águas do Telhado", Passo a Passo!

Telhado Metálico, Passo a Passo!

Abraço a todos!
Pedreirão.

7 comentários:

Anônimo disse...

Aprendi que "rincão" é a palavra certa para o que erradamente se chama de "água furtada", que nada mais é do que um telhado de uma ou mais águas plugado a um plano de telhado, portanto, agua furtada de um caimento de água.
Espero estar certo.
Abraço a todos.
Joaquim Mario

Anônimo disse...

Segundo o Aurelio, Rincão: Canal formado por dois panos covergentes de telhado , e por onde corre a água pluvial.
Água furtada : Espécie de sótão em que as janelas abrem sobre o telhado interrompendo-lhe ou modificando-lhe as águas.
Aprendi certo.
Abraço a todos.

Unknown disse...

Esse blogger do pedreirão é bom demais, já aprendi bastante com ele, só quero que me ajude, estou fazendo uma varanda com vão de 8mts e quero colocar uma viga de 8mtx10cmx40cms (ou de 30cm),20 vigotas de 6mtx5cmx14 que apoiarão nesta viga e com telhas de cimento; gostaria de saber se esta viga suportará esse peso, haja vista que não quero colocar viga no meio, me oriente por favor, obrigado.

Kanon Ruaish disse...

Estou aprendendo muito com o Blogger, e já faço telhado a algum tempo, mas aprendi bastante técnicas aqui. Abraços para todos

Unknown disse...

Só não encontrei nada falando da "empena" acho que faltou isso pra ficar mais completo, pois foi falado do Pendural, das diagonais e não falaram da empena.
Abraços

Claudecir Guimarães Ferreira (Si) disse...

todos esses nomes são cientifico.
na linguagem do carpinteiro dia a dia é os seguintes: Banzo superior= loró
Banzo inferior=arrochante

sua força= arrochante trabalha com tração loró trabalha com compressão

Anônimo disse...

bom dia

Estou construindo uma casa com quatro água,minha dúvida é como determinar o tamanha da cumeeira(Viga central). Ela mede 11,60 de comprimento por x 9,60 de largura.
Se alguém poder me ajudar agradeço!!