sábado, 25 de fevereiro de 2012

Tipos de Chapas de Madeirites, Passo a Passo!

Amigos, o serviço de formas nas obras consome muita madeira. A principal delas são as chapas de madeirite.
Os madeirites são vendidos em chapas de 110,0cm X 220,0cm nas espessuras de: 6,0mm - 10,0mm - 12,0mm - 14,0mm - 18,0mm - 20,0mm.

As chapas de madeirite são de 03 tipos:

1. Chapa Resinada Cola Branca: Sua chapa é formada por camadas e sobrepostas e prensadas com cola branca. É menos resistente a umidade e tem um menor número de reutilização das formas.

2. Chapa Resinada Cola Fenólica: Sua chapa é formada por camadas sobrepostas e prensadas com uma cola preta, mais promove mais resistencia que a cola branca, chamada cola fenólica. Tem média resistência a umidade.

3. Chapa Plastificada: Sua chapa é formada por camadas sobrepostas, prensadas com cola preta e com uma película (chamada de filme ou Tergofilme) que forma um acabamento "aparente" liso e aparentemente impermeável. Essa chapa suporta mais a umidade e confere um melhor acabamento ao concreto. Indicada para concreto aparente. O madeirite plastificado também tem maior número de reutilizações de formas.

4. Chapa OSB: Sua chapa é formada por três camadas com tiras de madeira prensadas com resina de MUPF (uréia, formol, melanina, resina fenólica), alinhados em escamas, de acordo com a EN300 OSB (Norma Européia). OSB é um termo em inglês para Oriented Strand Board. É ideal para a montagem de canteiro de obras, forros, pisos, tapumes de obras. O OSB é feito de madeira reflorestada de crescimento rápido, como eucalípto.

Macete 1: os madeirites para formas são utilizados mais de uma vez. O cuidado no manuseio dos painéis, evitar de deixá-los expostos ao sol forte ou a chuva é que vão influenciar no número de reutilizações. O número de reutilizações reflete diretamente nos custos de construção.

Macete 2: cobre do mestre-de-obras e do encarregado de carpintaria a reutilização de painéis e madeiras em geral, os carpinteiros adoram cortar madeira nova.

Abraço a todos!
Pedreirão.











Nenhum comentário: