quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Conheça os EPIs, Passo a Passo!

Amigos, os EPIs, equipamentos de proteção individual, são itens fundamentais no dia-a-dia de obra porque são eles que garantem a proteção dos nossos profissionais, zelando pela vida e integridade física de cada um, junto com os EPCs, equipamentos de proteção coletiva, são os carros-chefe da segurança de obras.
Veja mais sobre EPCs em: Conheça os EPCs, Passo a Passo!

Exija sempre de seus profissionais a utilização dos EPIs. O funcionário que não utiliza os EPIs corretamente está passível de advertências, suspensões e até demissão por justa causa.

Vejam abaixo quais são os principais EPIs utilizados em obras e suas funções.

Capacete: Proteção do crânio contra impactos e choques elétricos. O conjunto é formado por capacete, carneira e jugular.


Óculos de Segurança: Proteção dos olhos contra partículas, faíscas, respingos de produtos químicos. Os óculos de lentes escuras protegem contra radiação solar. No mercado tem óculos de lentes transparentes e lents escuras de diversos modelos.

Luva de Raspa: indicada para atividades de manipulação de materiais desgastantes ou perfurantes, como transporte de blocos de concreto.

Luva de Lã Pigmentada: utilizada para serviços não desgastantes aonde é necessário abrasão e tato. Serviços com materiais desgastantes é indicada a luva de raspa.

Luva de Kevlar: Luva de alta resistência a cortes. Indicada para atividades que exijam bom tato e abrasão.
Macete 1: Clientes privados do setor de mineração e siderurgia exigem que os carpinteiros utilizem esse tipo de luva.

Luva de Vaqueta: indicadas exclusivamente para atividades dos eletricistas e ajudantes de eletricistas. É uma luva bem mais cara que a luva de raspa.

Luva de Látex: indicadas para trabalhos com cimento, cimento branco, argamassa e outros produtos que sofrem reações químicas e que é necessário tato.

Creme Luvex:é um creme que cria uma camada impermeabilizadora nas mãos evitando o contato com produtos químicos, óleos, solventes, aditivos.

Perneira: tem a função de evitar picadas de animais peçonhentos em trabalhos dentro de matagais e, também, minimizar a ação de choques nas pernas ao manusear ferramentas, como enxadadas, picaretadas.

Bota de Segurança: Tem a função de proteger os pés do profissional de quedas materiais, perfurações (pregos, por exemplo), torções e picadas de animais peçonhentos.

Bota de PVC: Tem a função de proteger os pés do profissional em dias de chuvas e da água em serviços de lavagem.

Cinto de Segurança Tipo Paraquedista: Tem a função de proteger o profissional contra quedas quando este está fazendo trabalhos em altura. Para que isto aconteça o cinto de segurança deve estar preso à linha de vida ou cabo vida.

Talabarte: Tem a função de ligar o cinto de segurança do profissional ao cabo vida. Podem ser de simples talabarte ou duplo talabarte.
Macete 2: prefira sempre trabalhar com talabarte duplo para que o profissional sempre esteja preso ao realizar trabalhos em altura.

Trava-quedas: Tem a função de travar possíveis quedas do profissional ao durante o percurso das escadas de acesso a andaimes

Capa de Chuva: Tem a função de proteger o profissional das chuvas. As capas geralmente são em PVC ou plásticas.

Avental: Tem a função de evitar a projeção de partículas (concreto, argamassa, tintas, resto de solda, fagulhas de aço) no corpo do profissional.

Protetor Auricular: Tem a função de proteger e/ou abafar os ruídos de máquinas e equipamentos. Existem no mercado dois tipos de protetor auricular: protetor auricular de concha e protetor auricularde plug.


Máscara Respiratória: Tem a função de proteger contra gases, névoas, vapores e poeiras.

Macete 3: todo EPI tem um CA, certificado de aprovação, fornecido pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego. Para saber se um EPI é aprovado pelo ministério, consulte no site o CA dos EPIs que está adquirindo: Pesquisa de CA - MTE

Lembre-se sempre que nem todos os profissionais sabem como, onde e porque utilizar os EPIs, por isso, treine-os antes de iniciarem a trabalhar dentro da obra. Você que está construindo ou reformando sua casa também deve fornecer os EPIs para seus pedreiros.

Abraço a todos!
Pedreirão.

Nenhum comentário: