sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Alvenaria de Blocos de Concreto, Passo a Passo!

Amigos, o serviço de alvenaria é um dos mais comuns e conhecidos da construção civil. Sempre que fala em obra qualquer leigo pensa logo nas alvenarias. As alvenarias podem ser de tijolos cerãmicos ou de blocos de concreto em diversas dimensões, desde 9,0 X 9,0 X 9,0cm até 19,0X19,0X39,0cm (ComprimentoxLarguraxAltura). Veja mais em Tipos de Blocos de Concreto, Passo a Passo! e Tipos de Tijolos Cerâmicos, Passo a Passo!

Serviços preliminares:
  • Deixe o local limpo, livre de restos de óleos, graxas e outros produtos químicos;
  • Faça um estoque de blocos próximo do local de execução do serviço;
  • Rode um traço de argamassa 1:6 (cimento e areia).

Ferramentas necessárias:
  • Colher de pedreiro;
  • Paleta e/ou bisnaga de assentamento de alvenaria;
  • Prumo e nível;
  • Linha de pedreiro;
  • Bacia de concreto ou carrinho de mão .
Veja abaixo como executar uma alvenaria de boa qualidade, passo a passo:

1. Marcação da Alvenaria: fazer a marcação da alvenaria de acordo com o projeto de arquitetura. Primeiro ache os eixos externos da edificação e estique uma linha (bem esticada) marcando esse eixo. É bem provável que nesse eixo externo tenha a alvenaria externa. Em seguida puxe a marcação das alvenarias internas com referência neles. Utilize um esquadro 90° de alumínio de 1,0m ou 1,50m para que os encontros da alvenaria sejam em 90°; em linguagem de obra isso quer dizer que a alvenaria está "esquadrejada" ou no esquadro.

Quando as linhas estiverem na marcação correta, assente o primeiro bloco nas extermidades e encontros de alvenarias, materializando os pontos. Não retire as linhas ainda.
2. Execução da primeira fiada: com os pontos materializados inicie a execução da primeira fiada de alvenaria. Ao término dessa etapa você conseguirá ver o desenho de todos os cômodos como na planta baixa de arquitetura.

3. Subir fiadas das extermidades: Puxe a linha entre as duas extremidades e assente apenas os blocos nas extremidades de encontros de alvenaria até a altura de 1,20m (6 fiadas de blocos). Elas devem estar alinhadas horizontalmente e aprumadas verticalmente.

4. Assentar os blocos: Pronto! Feitos todos os passos anteriores você já está com toda a sua alvenaria marcada e mestrada. Volte a segunda fiada, puxa a linha entre as duas extremidades e comece a assentar os blocos um a um. Ao terminar toda a segunda fiada, repita o procedimento e dê sequência.
Você vai conseguir fazer a sua alvenaria até a altura de 1,60m. Apos isso é necessário fazer a montagem de andaimes.
Observação: as fiadas devem estar amarradas, ou seja, as juntas entre um bloco e outro não se encontram na fiada superior. Veja nas fotos abaixo.

Macete 1: para evitar desperdício de blocos com a quebra durante o corte, inclua no seu pedido cerca de 10% a 12% de meio-bloco.

Macete 2: Algumas construtoras utilizam de bisnagas para aplicação de armagassa para alvenaria. O pedreiro que nunca trabalhou com a bisnaga tem um pouco de dificuldade no início. Veja o exemplo na imagem abaixo:

5. Montagem de andaimes: Você já chegou na altura limite que consegue assentar alvenaria sem utilizar andaimes. Agora você precisará montá-los. Monte os andaimes ao longo de toda a alvenaria.

6. Subir fiadas das extremidades: com os andaimes montados, volte a repetir todo o processo a partir do passo 3. Dê sequência na alvenaria até chegar na última fiada próximo da laje ou fundo de viga. Pare por aí.

Agora é fazer o encunhamento da alvenaria. Veja no tema: Encunhamento de alvenaria, Passo a Passo!

A alvenaria deve ser muito bem executada porque evita surgir problemas nos serviços seguintes de chapisco, reboco, azulejos ou pinturas.

Abraço a todos!
Pedreirão.

Nenhum comentário: